Uma mulher lê um mapa

INOV Contacto: tudo sobre as candidaturas

O INOV Contacto tem uma nova edição todos os anos e oferece até 300 oportunidades de estágios profissionais no estrangeiro. Por ano, o programa recebe quase três mil candidaturas. Os requisitos para participar são ter até 29 anos, formação superior e domínio do inglês.

O recrutamento e a avaliação das qualificações profissionais são feitos por uma empresa de Recursos Humanos. Os candidatos passam por um longo processo de selecção e por várias etapas, descritas minuciosamente mais abaixo. Só passados alguns meses é que os candidatos sabem se passaram à fase seguinte e, no final, das milhares de candidaturas enviadas, apenas 300 candidatos são escolhidos para ir trabalhar para o estrangeiro durante seis meses (é uma aventura que vale a pena!).

Candidaturas:

As datas da abertura das candidaturas varia de ano para ano. Este ano, as candidaturas para a edição de 2020 abrem a 10 de Setembro e terminam no dia 10 de Outubro. Podem ir verificando as datas aqui.

1ª fase: Pré-selecção das candidaturas (Set-Out)  

Abertura das candidaturas online: O que precisam para se candidatar?

A candidatura exige a submissão de documentos que comprovem os estudos dos candidatos e os seus conhecimentos linguísticos (diploma de licenciatura ou mestrado e um teste de aferição do nível de inglês emitido por uma escola certificada pela DGERT ou pelo Ministério da Educação) e a submissão do curriculum vitae em formato EUROPASS, um em inglês e outro em português.

A candidatura é então submetida e registada em sistema com um número de identificação. Após o período de 24h, o candidato deve obrigatoriamente verificar se a candidatura foi processada com sucesso. Caso não tenha sido processada (por falta de informação, documentos que não estejam conforme os requisitos obrigatórios etc.), o candidato deve submeter novamente a candidatura.

Por vezes estamos tão concentrados nas coisas importantes que nos esquecemos de preencher a informação mais básica. No meu caso, submeti a candidatura com todos os documentos, mas coloquei apenas o meu primeiro nome… A candidatura foi anulada.

Tenham em atenção. Só saberão se a candidatura foi processada ou anulada 24h depois de a terem feito. É fulcral que se candidatem antes do fim do prazo das candidaturas aos estágios. Caso contrário, arriscam-se a não conseguir submeter a candidatura a tempo de ser processada com sucesso dentro do prazo.

É nesta fase que as candidaturas dos jovens são pré-seleccionadas com base nos seguintes critérios:

1. Qualidade da candidatura,  tipologia da licenciatura, média final de curso, domínio de idiomas estrangeiros e formação avançada.

2. Perfis pretendidos pelas entidades de acolhimento inscritas para receber estagiários.

A candidatura é favorecida caso o candidato anexe comprovativos de domínio de idiomas estrangeiros e de conclusão de formação avançada (pós-graduação, mestrado, doutoramento, entre outros).

2ª fase: Recrutamento (Out)

1ª fase: Estar nesta segunda fase significa que a vossa candidatura foi considerada na fase de pré-selecção e que será remetida para a entidade de recursos humanos que tratará do processo de selecção dos candidatos. Nesta fase irão enviar-vos um email com documentos e formulários para preencherem e ser-vos-á pedido a realização de quatro testes psicotécnicos, de personalidade, lógica e matemática, todos feitos online. O objectivo é avaliar as capacidades técnicas, a personalidade e a motivação do candidato.

2ª fase: Estar nesta fase do recrutamento significa que preencheram e enviaram os formulários e que os vossos testes psicotécnicos foram positivos. Nesta fase irão enviar-vos um email com a data para se dirigirem às instalações da empresa de recrutamento e para realizar uma dinâmica de grupo e uma entrevista pessoal (e mais alguns testes inesperados).

Preparem-se para despenderem uma manhã ou uma tarde inteira neste processo de entrevistas. Neste dia irão ser integrados num grupo. Numa primeira etapa irão dar-vos mais testes psicotécnicos para fazerem (suprise, suprise!), nomeadamente de lógica e de matemática (pessoalmente não estava nada à espera de fazer mais testes destes e pareceu-me que correu tudo mal!) A mim ninguém me avisou… portanto sintam-se avisados 😊!).

Dinâmica de grupo:

Depois dos testes, que são cronometrados, segue-se a dinâmica de grupo. Inicialmente é feito uma pergunta, à qual todos têm de responder. E é mais ou menos isto: “Imaginemos que o estágio já terminou. Digam-me para que países foram, fazer o quê e o que é que aprenderam com esta experiência?”.

Depois é dado a todos um papel com um dilema: “Imaginem que ficaram à deriva num barco, no meio do mar, e todos os nossos pertences se afundaram. Têm uma lista com vários objectos que podem escolher para levar para o barco. Discutam, entre todos, que objectos é que vão levar e qual a sua ordem”.

As dinâmicas de grupo são positivas para os facilitadores/recrutadores na medida que avaliam características e traços de personalidade dos participantes (liderança, poder de persuasão, raciocínio lógico, criatividade, solidariedade etc.) e outras características.  Não há como aconselhar a melhor forma de se comportarem numa dinâmica de grupo. Ela depende sempre da personalidade do indivíduo, do seu à vontade para falar, para expor um problema e para argumentar. Sejam naturais, abertos, mostrem capacidade de liderança, consideração e bom humor!

Depois da dinâmica de grupo foi-nos dado um exercício de inglês (suprisse again) com perguntas de compreensão, escolha múltipla e ainda… uma redacção de texto. Enquanto uns fazem o exercício, alguns candidatos são chamados, um a um, para uma entrevista pessoal.
No meu caso, fui a primeira a ser entrevistada e a entrevista demorou cerca de 40 minutos.

Entrevista pessoal:

É nesta fase que o candidato tem de mostrar a sua capacidade de resiliência e foco. Depois de falar sobre o meu percurso profissional e a minha experiência profissional, foi-me perguntado, diversas vezes questões como as seguintes: “Imagine que iria parar à Arábia Saudita. A Soraia ia na mesma?”; “Imagine que ia para um país de terceiro mundo e que ficava gravemente doente. O que é que a Soraia fazia?”.

Alguns dos requisitos dos estágios do INOV Contacto são a capacidade de resiliência e um espírito aventureiro. Estes estágios têm o apoio e o financiamento da União Europeia e a selecção dos estagiários é morosa e escrupulosa. Seleccionar estagiários que desistem da experiência a meio ou antes de começar não é o objectivo. O processo de recrutamento e, nomeadamente, a fase de entrevista servem exactamente para isso: assegurar que os participantes são resilientes, têm um espírito positivo e conseguem tirar o melhor proveito de uma experiência que, à primeira vista, pode não parecer a ideal.

4ª fase: Matching (Nov)

Estar na quarta fase significa que o processo de recrutamento e selecção está concluído e que foste um dos candidatos que a empresa de recrutamento considerou APTO. Soube que estava nesta fase exactamente um mês depois da minha entrevista, em Outubro.

Nesta fase, o perfil do candidato é enviado para a AICEP e começa a etapa do Matching. É importante ressalvar que, estar nesta fase não garante que o candidato vá entrar no estágio. O seu perfil ainda vai ser analisado e terá que fazer match com alguma empresa.O matching é o “casamento” entre o perfil e as valências do candidato e a empresa.

5ª fase: Convite oficial para integrar o INOV Contacto (Jan)

Convite oficial para integrar o INOV Contacto. Estar na quinta fase significa que fomos seleccionados e que temos um match com uma empresa algures no mundo! Nesta fase já podemos festejar e respirar de alívio. Esta é a fase mais morosa. Recebi o convite dois meses depois de saber que estava apta. Esses dois meses são bons para treinar a paciência e para saber contrariar a vozinha interior que nos diz que “já não vamos a lado nenhum”!

É importante referir que, em nenhuma fase do processo de selecção podes escolher a entidade ou país de estágio ou as funções que vais desempenhar.

A próxima fase é a do Campus do INOV!

Lê mais aqui: