Uma mulher a fazer yoga, downward dog

Surya Namaskar: a postura mais completa do yoga

Uma mulher faz uma posição de yoga

Surya Namaskar: a postura mais completa do yoga

A prática do Surya Namaskar orienta os praticantes através de um processo de limpeza interna e de um fortalecimento transversal profundo, incentivando o cultivo de hábitos saudáveis e a posterior diminuição do absenteísmo.

Um curioso que se encaminhe a uma aula de Ashtanga Yoga com o objetivo de encontrar uma aula de relaxamento aliada a um momento profundo de meditação vai estranhar ao encontrar uma aula dinâmica com uma elevada exigência física e que tira, quem lá vai, da sua zona de conforto. Mas não é por isso que o Ashtanga Yoga deixa de poder ser praticado por qualquer pessoa, de todas as idades, com ou sem limitações físicas. Para lhe mostrar isso mesmo, convido-o/a a experimentar a postura mais completa desta prática: a Saudação ao Sol (em sânscrito Surya Namaskar).

O que é o Ashtanga Yoga?

O Ashtanga Yoga é um método terapêutico de yoga que se caracteriza pela sincronização de movimentos com a respiração (em sânscrito, o chamado sistema vinyasa). Contém uma série dinâmica de posturas que cultivam a saúde física, mental e espiritual. Ao aprender a controlar a respiração o aluno combate a ansiedade, a depressão e outros distúrbios psíquicos. Segundo a tradição, o Ashtanga Yoga é praticado todos os dias da semana exceto aos sábados e nos dias de lua nova e lua cheia.

O Ashtanga Yoga tem seis séries compostas por um conjunto de posturas (asanas), cada uma mais complexa do que a anterior. Existe, no entanto, uma postura transversal a todas as séries: o Surya Namaskar, ou a Saudação ao Sol. Esta é a postura mais completa do yoga já que o seu dinamismo permite purificar o organismo e contribui para eliminar as toxinas do corpo. Mas antes de passarmos ao exercício prático é importante ficar a saber a técnica da respiração do Ashtanga yoga.

A respiração vitoriosa

A respiração (em sânscrito Ujjayi), também conhecida como a “respiração vitoriosa”, é uma técnica que auxilia a indução de um estado meditativo e que se caracteriza por uma respiração audível, muitas vezes comparada ao som do oceano. Esta técnica de respiração é feita através do nariz, com a boca fechada e o som é semelhante àquele que ouvimos quando estamos a embaciar uma janela. É um som criado através da contração da garganta que, ao contrair, vai criar uma certa resistência à passagem do ar. A inspiração e a expiração devem ser de igual duração e intensidade.

Em cada movimento, existe uma respiração: em movimentos ascendentes inspira-se e em movimentos descendentes expira-se. Esta coordenação consciente da respiração com os movimentos­ cria calor um interno, aumenta a circulação sanguínea e produz transpiração. O esforço desta prática vem da manutenção da qualidade da respiração, que deve ser profunda e contínua durante toda a prática, ao mesmo tempo que se executam posturas desafiantes. A respiração é a característica que mais distingue o Ashtanga de outras práticas de yoga.